O módulo HC-05 funciona como uma porta serial via Bluetooth.

Vimos num post anterior como configurá-lo usando um adaptador serial. Agora vamos ver como conectá-lo ao Arduino, estabelecer comunicação e até mesmo programá-lo.

3.3V e 5V, mudando de nível

A alimentação do módulo é de 3.6V a 6V, portanto é seguro ligar o VCC aos 5V regulados do Arduino. Como sempre, ligamos o GND  ao GND do Arduino.

As entradas e saídas do módulo são para 3.3V, então temos que usar um Conversor de nível lógico 3.3V/5V. Este conversor garante que o nível de sinal que o Arduino manda pro módulo não queime as entradas do HC-05. Não é recomendável ligar saídas de 5V a entradas de 3.3V! Em alguns casos isto pode ser feito por períodos curtíssimos, mas provavelmente seu equipamento vai ficar danificado.

conversor de nível

É possível conectar saídas 3.3V a entradas de 5V, pois a tensão máxima da saída é menor que a máxima da entrada. Isto funciona a maior parte das vezes e os sinais HIGH e LOW em geral são reconhecidos. Porém para garantir que estes sinais sejam reconhecidos, o ideal é também passá-los pelo conversor de nível.

Note que no conversor temos dois pares de TX e RX, chamados canal 1 e 2. Não estamos presos a usar os sinais para comunicação serial, basta respeitar o sentido do fluxo e qualquer sinal lógico será convertido. Os pinos marcados com I no final são entradas – inputs – e ao atravessarem o conversor são saídas marcados com O, outputs. De um lado todos os sinais são de 5V e do outro todos são 3.3V.

Entradas e saídas do HC-05

O módulo Bluetooth, além da entrada RX (recebe serial) e da saída TX (transmite serial), tem mais uma saída chamada STATE, que indica em nível HIGH que a conexão foi feita com sucesso via Bluetooth e também uma entrada – KEY – que é usada para coloca-lo em modo de programação.

Uma conexão de todos os sinais ao Arduino ficaria assim:

HC-05 com Arduino

Desta forma, todos os sinais estão conectados e com os níveis corretos sem risco de queimar nenhum equipamento. Pode-se colocar o HC-05 em modo de programação e em operação normal temos a informação se está conectado ou não.

Exemplo de código para configuração

Para colocar o HC-05 em modo de programação e enviar comandos direto do terminal serial, use o código a seguir:

 Comandos AT

Os comandos a seguir podem ser usados para configurar o HC-05:

  • mudar o nome para “coisa”: AT+NAME=coisa
  • mudar a senha de pareamento para 1234: AT+PSWD=1234

É necessário usar a opção NL e CR na configuração de final de linha do terminal.

Se quiser saber mais comandos, consulte este documento (em inglês): hc-05_AT_COMMAND

Exemplo de código para conexão

Não custa nada lembrar que caso não queira detectar a conexão com outro dispositivo Bluetooth ou não queira colocar o HC-05 em modo de programação é possível deixar os pinos 8 e 9 respectivamente desconectados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário