PlotClock - montagem
Tutorial: PlotClock v2.0 – guia ilustrado de montagem
Índice
Nosso PlotClock foi redesenhado para garantir uma montagem mais rápida, com menos dúvidas e mais estável.

Antes de iniciar o guia, um aviso:

Ao trabalhar com acrílico, tome muito cuidado, o material racha muito facilmente, portanto, se algum encaixe estiver difícil, não force. Avalie se é o encaixe correto. Caso positivo, devido a variações naturais no material, pode ser necessário algum pequeno ajuste, que pode ser feito com uma lixa ou cuidadosamente com um estilete.

As ferramentas necessárias para a montagem são chaves de fenda ou philips, para os parafusos estruturais – parafuso com 6mm de cabeça –  e para os parafusos dos braços dos motores, estes bem menores, com cabeça de 4mm. Um alicate de bico e um estilete não são obrigatórios, mas podem ser úteis.

Abaixo estão todas as peças do kit:

Kit PlotClock Kit PlotClock

Os braços são compostos de 4 partes, duas menores, para a conexão com o motor e duas maiores, onde a caneta vai presa.

Com as peças menores, a conexão do motor que tem apenas uma aba e dois parafusos pequenos com ponta, monte conforme as fotos, tomando cuidado para que o encaixe com motor fique bem centralizado com o furo da peça de acrílico.

Como em todas as outras partes da montagem, é interessante primeiro preparar a fixação colocando o parafuso na peça sozinha antes de juntar as peças definitivamente. Com o suporte do motor, prepare o segundo e o penúltimo furos.

Em seguida, fixe à peça pequena do braço. para facilitar pode apoiar tudo com cuidado sobre a peça da articulação lateral. Veja:

 

PlotClock - Preparando a montagem dos braços Preparo da montagem dos braços

 

Centralizar o furo com a fixação Centralizar o furo com a fixação

 

Faça o mesmo para a outra peça curta e reserve as duas.

Apróxima etapa é a montagem da ponta dos braços, onde vai a caneta.

Nesta versão do kit, peças sextavadas sempre ficam por baixo e nelas o parafuso se fixa como em uma porca.

A peça que tem a garra fica do lado esquerdo e acima da peça longa e com as pontas sextavadas. Preste muita atenção para não inverter esta posição (eu já inverti =D ). Junte as duas com um parafuso curto. Parafuse até que exista pouca folga, mas o movimento de “tesoura” seja livre.

Para montar o suporte da caneta Para a montagem do suporte da caneta

 

Parafuso colocado Parafuso colocado

 

Agora, junte as peças curtas para montar o braço. A peça curta sextavada à esquerda e por baixo e a curta arredondada por cima a direita. Use mais dois parafusos curtos.Deixe também com movimento livre e pouca folga.

Para completar os braços Para completar os braços

 

Braços montados Braços montados

 

Reserve o conjunto dos braços.

Para a montagem da estrutura do PlotClock, primeiro prepare as porcas acrílicas com os parafusos. Se preferir, pode substituir estas porcas por outras metálicas, não incluídas no kit.

Com os parafusos mais longos e as quatro porcas acrílicas, rosqueie até que o parafuso atravesse toda a espessura e depois retire o parafuso. Isto faz com que a montagem fique mais fácil.

Preparo das porcas acrílicas Preparo das porcas acrílicas

 

Prepare também a lateral e o suporte central do motor dom dois parafuso curtos, as peças podem ser identificadas pela foto:

Preparo das conexões Preparo das conexões

 

Retire os parafusos usados na preparação, e junte os suportes do bloco dos braços com a lateral e com o suporte central. Atenção, pois um dos suportes não tem a “orelha” para articulação e vai conectado à lateral. Use dois parafusos curtos. Preste atenção para não inverter as peças acima e abaixo na fixação.

Montagem da lateral e suporte central Montagem da lateral e suporte central

 

Localize as peças retangulares para a montagem do bloco dos braços. O o lado da esquerda leva a peça retangular menor, destacada na figura. Não se esqueça dela! Ele se alinha com a peça retangular maior entre os dois chanfros. Note que o encaixe não é simétrico. a parte com a fenda mais curta fica para fora. Coloque uma porca acrílica no espaço existente no suporte fixado à peça central e use um parafuso longo para fixar tudo.

Para conectar o suporte central ao bloco dos braços

Para conectar o suporte central ao bloco dos braços

 

Bloco do motor fixado ao suporte central Bloco do motor fixado ao suporte central – note a peça retangular menor instalada

 

Agora é hora de fixar os 3 motores a esta peça formada pelo suporte central e o bloco dos braços. Prepare os motores com a fita dupla face fornecida. Coloque um pedaço de fita sobre as abas dos motores e corte cuidadosamente para que não exista excesso além da aba. Caso prefira pode fixar os motores com parafusos M2x8mm e porcas não inclusos. A fixação por adesivo é bastante estável.

Fita adesiva aplicada aos motores Fita adesiva aplicada aos motores

 

Retire o protetor do adesivo e fixe os motores. Os eixos dos motores ficam todos virados para o centro da peça.

Motores fixados Motores fixados

 

Use mais um parafuso longo e uma porca para fixar a lateral:

 

Lateral fixada Lateral fixada

 

Aplique as últimas porcas à lateral e ao suporte central e usando dois parafusos fixe o fundo do relógio à peça que está montada:

Porcas aplicadas Porcas aplicadas

 

Fundo montado Fundo montado

 

Agora, pelo outro lado da peça, monte o braço do motor do suporte central.

Prepare o segundo furo de uma conexão do motor que tem apenas uma aba com um parafuso pequeno com ponta:

Prepare a conexão do motor Prepare a conexão do motor

 

Preste atenção na imagem a seguir para não conectar nenhuma peça de forma invertida. A conexão para o motor aparece com a boca para cima na imagem. O parafuso pequeno deve ficar com uma folga um pouco maior, cerca de 1mm para que a articulação seja feita sem esforço.

Braço central montado Braço central montado

 

Com a conexão, gire o motor completamente no sentido horário e conecte o braço central na posição mostrada abaixo. Esta posição é próxima à do ajuste que já está como padrão no programa que vai ser usado e evita que o motor ou as peças acrílicas sejam forçadas. Use o parafuso pequeno sem ponta para fixar a peça de conexão ao motor.

Posição padrão do braço central Posição padrão do braço central

 

Gire um pouco o motor no sentido anti-horário e com um parafuso pequeno prenda o bloco dos braços ao braço central, com pouca folga:

Conectando o braço central Conectando o braço central

 

Para conectar os braços que montamos no início do guia aos dois motores restantes. Gira o motor da esquerda completamente no sentido horário e o da direita no sentido anti-horário.

Coloque o braço esquerdo e fixe com o parafuso pequeno sem ponta na posição indicada abaixo. Novamente esta posição é próxima ao padrão do programa que usaremos.

Posição padrão do braço esquerdo Posição padrão do braço esquerdo

 

Gire a peça do motor esquerdo e repita a operação para o braço direito, conforme imagem a seguir:

Posição padrão do braço esquerdo Posição padrão do braço esquerdo

 

A montagem está quase finalizada. Para a montagem do apagador, pode ser necessário colar os anéis de acrílico com cola instantânea. Note que alguns anéis têm a parede mais fina, estes vão em cima. Nosso kit é fornecido com os anéis já colados. Cole o feltro do apagador à peça acrílica do apagador. O feltro deve ser colado na parte que tem a parede mais grossa.

Apagador montado Apagador montado

 

Não conecte o suporte do apagador ao PlotClock, pois antes precisamos fazer a calibração das posições.

Para a conexão elétrica, use o Arduino e o Shield fornecido om o kit. Para conectar as peças, alinha o Shield sobre o Arduino, alinhando a furação conforme as fotos. Junte até que as peças estejam completamente unidas.

Arduino e Shield para conexão dos motores Arduino e Shield para conexão dos motores

 

Furação alinhada Furação alinhada

 

Completamente conectado Completamente conectado

 

A ligação dos motores é feita às portas 2, 3 e 4 do shield. Na porta 2 é conectado o motor central, na 3 o motor esquerdo e na 4 o motor direito. Note que o fio preto de cada conector deve estar conectado ao pino marcado como G.

Conexão dos motores Conexão dos motores

 

Para o funcionamento do relógio, usamos o programa totalmente revisado para facilitar a conexão. Para isso siga as instruções no tutorial: Configuração interativa do PlotClock

24 Comentários

    • Isabela, boa tarde!

      Algumas peças foram redesenhadas, porém a forma básica do sistema é o mesmo. No kit original as peças não são auto-travantes, por isso é necessário usar porcas ou as peças em MDF que fornecemos. A versão 2.0 tem uma lateral a mais e um suporte a menos, mas a forma de encaixe é similar.

      O novo programa é totalmente compatível, portanto você pode utilizar a calibração interativa facilmente.

      Caso deseje, marque um horário conosco aqui no Cubo e trocaremos as peças acrílicas todas para a versão atualizada!

      Saudações

      MJ

  1. Olá, estou tendo dificuldade para prosseguir na parte da programação, eu enviei o programa, e abri o monitor serial, porém ao tentar responder o monitor serial digitando I não acontece acontece nada.

    • Guilherme, bom dia!
      É necessário apertar a tecla ENTER para enviar os comandos. O terminal serial do Arduino não envia as teclas até que isso seja feito.
      Caso o problema não se resolva, pode por favor enviar uma foto do terminal serial com o problema demonstrado?
      Saudações

      MJ.

    • Railson, boa tarde!

      Por favor acesse o programa no Github (link completo: https://github.com/pandoralab-fazedores/PlotClock/archive/master.zip ), Extraia todos os arquivos conforme estão no Zip e tente novamente. Cada item dentro do Zip tem sua função e deve estar presente na hora de enviar o programa ao Arduino.

      Caso não funcione, por favor me dê mais detalhes sobre o seu sistema operacional e versão da IDE Arduino que está usando.

      Saudações!

      • Olá Mauríco meu sistema operacional é Windows 7 32bits e a versão que estou usando é a IDE Arduino 1.6.7
        Tentei de novo como disse mas agora aparece a mensagem” exit status 1
        Erro compilando.”
        Obrigado pela atenção!

          • Maurício instalei as duas bibliotecas que me sugeriu…teensy.
            Agora aparece assim” exit status 1
            Error compiling for “Arduino/Genuino Uno”
            Obrigado novamente pela atenção e sei que posso indicar esse site para meus colegas e professores….

          • Railson, boa noite!

            Puxa vida, que mistério! Agradeço o elogio da indicação!

            Vou tentar fazer uma versão que já contenha os arquivos das bibliotecas dentro da pasta. Não consegui reproduzir o erro aqui, mas é muito importante para nós que consigamos descobrir o que está ocorrendo.

            Nos próximos dois dias estarei em viagem, portanto pode ser que eu não consiga responder tão rápido, mas tenha certeza que estou investigando!

            Saudações

            MJ

          • Estava dando uma olhada na internet e notei que esta mensagem pode vir acompanhada de mais texto (às vezes o texto “sobe” pela janela de status e não aparece). Você poderia verificar pra mim? pode ser algo mais ou menos assim:

            (http://stackoverflow.com/questions/37361201/how-to-solve-error-compiling-an-arduino-sketch)

            sketch\sketch_may21a.ino.cpp:1:21: fatal error: Arduino.h: No such file or directory
            #include
            ^
            compilation terminated.
            exit status 1
            Error compiling for board Arduino/Genuino Uno.

          • Railson

            Não consegui dormir sem tentar resolver. Fiz uma versão do programa que já vem com as bibliotecas dentro.
            Para testar desintalei as duas bibliotecas (DS1307RTC e Time) e incluí os arquivos delas diretamente na pasta do Sketch.

            Peço então que faça o mesmo. Entre na pasta libraries do Arduino, apague as duas bibliotecas, baixe os arquivos no seguinte link:
            https://github.com/pandoralab-fazedores/PlotClock/archive/Libs_inside.zip

            Não se esqueça de fechar a IDE do arduino e abrí-la novamente, para que as bibliotecas sejam realmente desinstaladas.

            UPDATE: Esta agora é a versão principal no github, pois é muito mais fácil de rodar no Arduino

    • Boa noite, William!

      Algumas baterias podem não ter capacidade instantânea de corrente suficiente para os motores.
      Tenho apresentado o meu PlotClock em diversas ocasiões usando powerpack de baterias para tablet e ele funciona!

      Saudações maker!

  2. Olá, gostaria de saber se é possível instalar em uma placa wemos D1, que já vem com wifi ( ESP8266 )?
    Pretendo mexer no programa para pegar o relógio por NTP ( via web ). Já pensaram nisso?

    • Fábio, boa tarde!
      Que legal saber que você tem idéias para alterar o programa! O código fonte está todo público, basta atentar para as condições da licença e compartilhar com outros o resultado de seu trabalho.
      Não temos conhecimento da placa que você citou, porém numa rápida pesquisa notei que outras pessoas já ligaram o plotclock ao ESP8266. Não deve ser nada muito diferente.
      Se preferir algo mais simples, sugerimos que voce compre um módulo RTC e adicione ao seu plotclock com Arduino, pois o código já está pronto para isso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário