Neste tutorial, iremos aprender a utilizar um botão para ativar o efeito “luzes” de ambulância e outro para desativar.

 
1. Introdução

No tutorial “Botão de Acionamento”, aprendemos a utilizar um botão para acionar/ativar o efeito “luzes” de ambulância. Agora, iremos acrescentar mais um botão para desativar a “ambulância”.

 
2. Botões Ativa e Desativa

Vamos considerar que, para a função ser verdadeira, os LEDs acendem continuamente e o botão precisa ser pressionado apenas uma vez. Para isso, precisamos que o programa guarde o estado do botão na memória. Assim, utilizaremos uma variável boolean (lembrando que LOW é usado para determinar o botão pressionado e HIGH não pressionado).

boolean disparo = true;

Nesse caso, determinamos um nome para nossa variável boolean como disparo e que ela equivale a true, ou seja, a variável disparo é “verdadeira”.

 
3. Variável Booleana

As variáveis booleanas são utilizadas quando precisamos definir um estado lógico para armazenar no programa. No nosso projeto, precisamos que fique registrado se o botão foi acionado ou não.

Os valores para variáveis booleanas não podem ser números, mas apenas valores lógicos como “sim” e “não”, “verdadeiro” e “falso”, etc.

 
4. Estrutura do programa

Segue a estrutura completa do programa:

No primeiro bloco do programa, atribuímos um nome para representar os pinos e os botões. Para os LEDs, definimos LED1 e LED2 e para os botões, BOT1 e BOT2. Muita atenção, pois maiúsculas e minísculas fazem diferença na hora de executrar o programa!

Em void setup, determinamos as atividades que cada um exercerá. Utilizamos os pinos 6 e 7 como saídas para os LEDs (OUTPUT) e os pino 1 e 2 como entradas para os botões (INPUT_PULLUP). Consideramos INPUT_PULLUP como a forma correta para definir um botão ativo/acionado.

Em seguida, definimos nossa variável booleana disparo como false, pois não queremos que os LEDs disparem antes mesmo de acionarmos o botão.

Em void loop, vamos declarar as funções para que o programa funcione:

Esse trecho siginifica que se o BOT1 for pressionado, a variável disparo será considerada “verdadeira” e os LEDs acenderão. Após isso, se o BOT2 for pressionado, a variável disparo será considerada “falsa” e os LEDs apagarão.

Caso você tenha esquecido o que é if == else, clique aqui.

 
5. Componentes e materiais

  • Sete cabos jumper macho-macho.
  • Dois LEDs.
  • Dois botões.
  • Uma protoboard.
  • Dois resistores de 220 Ohm.
  • Um Arduino UNO.
  • Um cabo USB.

 

cabo-jumper

Cabos jumper

 

led

LED

 

botao acionamento

Botão

 

protoboard

Protoboard

 

resistor

Resistor de 220 Ohm

 

placa arduino uno

Arduino UNO

 

cabo usb

Cabo USB

 

6. Montagem

Vamos conectar a parte negativa da protoboard (linha azul da placa) com o terra (GND) do Arduino através de um jumper preto. Dois cabos vermelhos ligam o polo positivo de cada LED com seu respectivo pino no Arduino (pinos 6 e 7). As partes negativas do LED e da protoboard serão conectadas pelos dois resistores, ao invés de um cabo jumper.

Os botões deverão ter a mesma estrutura e devem ser conectados nas entradas 2 e 3 do Arduino, mas existe um sentido correto do botão quando encaixado na placa. Temos quatro lados do botão, porém eles trabalham em pares, como se fossem fios contínuos escondindos.

 

sentido botao

Sentido correto do botão

 

O botão deverá ser encaixado no sentido que a energia corre na parte onde colocamos os LEDs e resistores (vertical).

Em seguida, devemos conectar uma das partes dos botões com a parte negativa da protoboard (cabos verde) e a outra com os pinos do Arduino (cabos vermelho).

 

BOTAO-LIGA-DESLIGA -FRITIZING

Projeto na protoboard

 

7. Upload

Lembre-se de conectar o Arduino à entrada USB do seu computador. Verifique se a placa e portas estão já estão configuradas na IDE. Em caso de dúvida, clique aqui e reveja como fazer.

Para efetuar o Upload, clique na seta indicada em vermelho.

 

upload

Upload do programa

 

8. Desafio

Agora que você já entendeu como funciona o programa, tente fazer algumas modificações como:

  • Altere o tempo do delay para mais ou menos.
  • Modifique a configuração do digitalWrite em cada circuito (coloque LOW e LOW, HIGH e HIGH) para que as luzes acendam ao mesmo tempo.

 
9. Dicas

  • Caso a placa não responda, desligue-a e reconecte-a ou/e mude a porta (entrada USB) e reconfigure.
  • Caso o programa apresente algum erro, verifique linha por linha (ponto e vírgula, erros de escrita, número de porta, letras em maiúsculo e minúsculo fazem diferença).

No próximo tutorial, iremos aprender a utilizar um botão para ativar a “sirene” de uma ambulância e outro para desativar.

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