Neste tutorial, iremos aprender a utilizar um botão para ativar a “sirene” de uma ambulância e outro para desativar.

 
1. Introdução

No tutorial “Botões Ativa e Desativa”, aprendemos a utilizar um botão para ativar o efeito “luzes” de ambulância e outro para desativar. Agora, iremos substituir os LEDs por um buzzer para criar o efeito “sirene” de ambulância.

 
2. Estrutura do programa

Segue a estrutura completa do programa:

Primeiramente, é preciso entender que, ao pressionar um dos botões apenas uma vez, uma ação específica deverá acontecer. Para isso, devemos utilizar uma variável booleana como true ou false.

No primeiro bloco do programa, atribuímos um nome para representar os pinos e os botões. Para o buzzer, definimos SOM1 e para os botões, BOT1 e BOT2. Muita atenção, pois maiúsculas e minísculas fazem diferença na hora de executrar o programa!

Em void setup, determinamos as atividades que cada um exercerá. Utilizamos o pino 6 como saída para o buzzer (OUTPUT) e os pinos 7 e 5 como entradas para os botões (INPUT_PULLUP). Consideramos INPUT_PULLUP como a forma correta para definir um botão ativo/acionado.

Em seguida, definimos nossa variável booleana disparo como false, pois não queremos que o buzzer emita o som antes mesmo de acionarmos o botão.

Em void loop, vamos declarar as funções para que o programa funcione:

Esse trecho siginifica que se o BOT1 for pressionado, a variável disparo será considerada “verdadeira” e o buzzer emitirá som. Após isso, se o BOT2 for pressionado, a variável disparo deverá ser “falsa” e o buzzer não emitirá som.

Caso você tenha esquecido o que é if == else, clique aqui.

Ainda, cabe ressaltar três elementos novos neste projeto: o tone (comando para o buzzer emitir som), o noTone (comando para o buzzer não emitir som) e a frequência (representada pelos valores 1440 e 1880).

Observe que, no segundo if, quando declaramos o disparo como false, na linha abaixo, já declaramos que o buzzer deve permanecer desativado usando o noTone. Dessa forma, não precisamos declarar a ação else.

 
3. Componentes e materiais

  • Sete cabos jumper macho-macho.
  • Dois botões.
  • Um buzzer.
  • Uma protoboard.
  • Um Arduino UNO.
  • Um cabo USB.

 

cabo-jumper

Cabos jumper

 

botao acionamento

Botão

 

buzzer

Buzzer

 

protoboard

Protoboard

 

placa arduino uno

Arduino UNO

 

cabo usb

Cabo USB

 

4. Montagem

Vamos conectar a parte negativa da protoboard (linha azul da placa) com o terra (GND) do Arduino através de um jumper preto. Três cabos vermelhos ligam os polos positivos dos botões e do buzzer (“perna” maior é o positivo) com seus respectivos pinos do Arduino (pinos 7, 5 e 6).

Os botões deverão ter a mesma estrutura, mas existe um sentido correto do botão quando encaixado na placa. Temos quatro lados do botão, porém eles trabalham em pares, como se fossem fios contínuos escondindos. Atente-se também para os polos corretos do buzzer.

 

sentido botao

Sentido correto do botão

 

buzzer-polos

Polos do buzzer

 

O botão deverá ser encaixado no sentido que a energia corre na parte onde colocamos o botão e o buzzer (vertical). Agora precisamos conectar uma das partes do botão com a parte negativa da protoboard (cabo verde) e a outro lado do botão com o pino do Arduino (cabo vermelho). O polo positivo do buzzer deve ser conectado diretamente na placa de Arduino (cabo vermelho) e o polo negativo na parte negativa da protoboard (cabo verde).

 

Projeto na protoboard

 

5. Upload

Lembre-se de conectar o Arduino à entrada USB do seu computador. Verifique se a placa e portas estão já estão configuradas na IDE. Em caso de dúvida, clique aqui e reveja como fazer.

Para efetuar o Upload, clique na seta indicada em vermelho.

 

upload

Upload do programa

 

6. Desafio

Agora que você já entendeu como funciona o programa, tente fazer algumas modificações como:

  • Adicione os LEDs e comandos do programa “Luzes Ambulância” para que acendam enquanto o buzzer toca, por exemplo:
  • Altere o tempo do delay para mais ou menos.
  • Altere o valor da frequência.

 
7. Dicas

  • Caso a placa não responda, desligue-a e reconecte-a ou/e mude a porta (entrada USB) e reconfigure.
  • Caso o programa apresente algum erro, verifique linha por linha (ponto e vírgula, erros de escrita, número de porta, letras em maiúsculo e minúsculo fazem diferença).

No próximo tutorial, iremos aprender a fazer o Jogo Genius utilizando LEDs, buzzer e botões.

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