O que é ser maker?

Na Quinta-feira recebemos aqui no Cubo um grupo de crianças de 6 a 14 anos, que responderam a pergunta acima: elas descobriram por meio de brincadeiras e do Makey Makey, como conectar objetos comuns ao seu computador, enviar comandos e realizar várias atividades.

O Makey Makey foi idealizado nos Estados Unidos. Seus criadores acreditam que todas as pessoas são criativas e podem ser agentes de mudança.

Fazer uma criança entender como funciona um piano ou mesmo o teclado de um computador a torna capaz de pensar por ela mesma e buscar desafios.

As crianças criaram o famoso piano de banana. Isso mesmo, um piano com teclas de bananas!

Quando conectamos as bananas ao Makey Makey e este por sua vez, ao computador, dizemos que as bananas são um novo teclado ou mouse. É possível dar comandos em páginas web como se fosse um hardware qualquer.

 

workshop-makey-3

Piano de bananas com Makey Makey

 

Como o kit foi pensado para desafiar é possível reprogramar as informações e comandos. Utilizamos nesse dia o programa Scratch, um software cujo objetivo é ensinar programação para crianças de forma intuitiva.

Outros materiais, como massinha de modelar, também foram utilizados para fazer setas de comando em um jogo do computador:

 

workshop-makey-5

Setas de comando com massinha de modelar

 

E o que mais podemos dizer sobre esse dia? Realização: a PandoraLab acredita que todos podem ser makers e queremos dar voz e vez a grupos que não têm presença tão marcante atualmente, principalmente o grupo feminino e pessoas fora da área de engenharia, eletrônica e mecatrônica.

A presença intensa das meninas só mostrou como nossa missão é importante e fará diferença num futuro não tão distante. Inspirar é o primeiro passo!

workshop-makey-1

Ser maker é para todos!

 

workshop-makey-2

Presença marcante das meninas no workshop

 

workshop-makey-4

Makey Makey: um projeto para aprender a ser maker

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário